16 de agosto de 2011

Comoção e indignação passageiras 2

Não quero estar com a razão. De que adiantaria eu estar certo? Absolutamenete nada.
Então não irei registrar aqui: eu não disse?
Limito-me a reproduzir matéria de O Globo, edição de  hoje, que por sua vez publica depoimentos e declarações colhidas junto a autoridades.

"Um manifesto silencioso reuniu na segunda-feira cerca de 50 pessoas usando mordaças pretas em frente ao Fórum de São Gonçalo, onde trabalhava a juíza. O ato foi promovido pela ONG Rio de Paz, que estendeu cartazes com a pergunta: "Quem silenciou a Justiça?".


"Já o deputado Marcelo Freixo confirmou ter recebido uma cópia do documento, que cita a intenção do bando de usar até bazuca nos ataques:

- Esse é um assunto muito sério e o estado precisa atuar firmemente para evitar a repetição do que aconteceu com a juíza Patrícia Acioli. Sempre ouvi que esses bandos não teriam coragem para matar um juiz, mas isso aconteceu. É preciso tirar um aprendizado desse episódio lamentável em nome da memória de Patrícia - disse Freixo. "

"O desembargador Manoel Alberto ressaltou, durante uma coletiva na sede do Tribunal de Justiça, que confia no trabalho da Polícia Civil para esclarecer o assassinato da juíza. Ele se reuniu com o diretor da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore - que coordena as investigações -, e disse estar otimista:
- Eles (os criminosos que executaram a juíza) não vão conseguir intimidar a Justiça - disse o presidente do TJ.
Ele reforçou que, se necessário, pedirá ao governador Sérgio Cabral que sejam disponibilizados mais policiais para atuarem na segurança institucional do TJ. Manoel Alberto acrescentou que fará um pedido ao governo para que seja concedida a isenção de impostos aos juízes que quiserem comprar carros blindados por conta própria".

Agora pergunto? Que resultado é esperado pelos manifestantes naquela foto? E os que fincaram a cruz nas areias de Icarai? Se for um desagravo, uma homengem à juiza, vá lá.

A magistratrura vai enveredar pelo caminho que nós, cidadãos comuns, já estamos trilhando ha muito tempo. Ou seja, o confinamento atrás de grades de proteção nos edifícios, câmeras de segurança, cercas eletrificadas, carros blindados  e mais uma série de restrições a nossa liberdade, enquanto os bandidos estão a solta e cada vez mais ousados.

Agora que chegaram à magistratura, juizes terão mais proteção policial com escolta, carros blindados, haverá, de novo, mais restrições no respeitante ao acesso às dependências do Forum, e nada disso resolverá o problema, ficam enxugando o gelo.

Marginal tem que ser encarcerado sem qualquer tipo de benefício. Penas de 30 anos têm que durar 30 anos. E para alguns casos, prisão perpétua ou pena de morte é a única SOLUÇÃO. O resto é paliativo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/15/dois-dias-antes-de-execucao-de-juiza-patricia-acioli-policial-civil-denunciou-existencia-de-plano-pf-925138244.asp#ixzz1VCCFNc7H
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.



6 comentários:

Gusmão disse...

Acabo de ler uma manchete de jornal, passando diante de uma banca na cidade: "POLICIAIS COMEMORAM COM CHURRASCO ASSASSINATO DA JUÍZA"
Voltei pois pensei ter lido errado. A manchete era esta mesmo.
É o fim da picada.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Será Gusmão?
Pois eu penso que não estamos nem no meio da picada.
Que medidas você leu ou ouviu que poderão reverter este estado de coisas?
Abraço

Carlos Frederico disse...

Está em curso alguma reforma desse tipo?
- Condenado a 30 anos cumpre 30 anos?
- Condenado trabalha para pagar sua estadia?
- Se condenado a 270 anos cumpre a pena até sua morte?
- Se condenado por crime hediondo tem suspensas as regalias normais como visitas íntimas ou similares?

Devo estar bêbado, ou senil... Isso não aconrecerá jamais no Brasil.

>8-( Carlos

Jorge Carrano disse...

Prezado Carlos,
Pois é, não há nenhuma reforma em curso, que eu saiba.
Antes pelo contrário, todas as vezes que mexem no Código de Processo Penal é para favorecer os criminosos. Este absurdo que é a progressão de regime; as visitas em dias dos pais, natal etc, quando uma enorme parcela dos beneficiados não retorna ao presídio; a condicional; as visitas das esposas para encontros amorosos (prática de sexo), tudo isto só faz tornar mais branda a pena, sem contribuir para recuperação dos detentos.
Mas não tenho solução a oferecer, senão condenar a morte os que têm índole ruim e dar aos demais ocupação diária de trabalho digno (no presídio): cozinhar para as escolas públicas; fabricar carteiras escolares, etc.
É preciso equipar as penitenciárias com cozinhas industriais, carpintaria, gráfica e outras instalações que permitam aprendizado e realização de trabahos pra a sociedade.
Abraço

Freddy disse...

E eu gostaria também que essas "penitenciárias modelo" fossem construídas lá em cima do Mato Grosso, ou em Roraima, no meio do Amazonas...

Sem celular e acesso apenas por avião, de preferência militar...

Que tal?
<:o) Carlos

Jorge Carrano disse...

Na página www.globo.com , na data de hoje:
"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, afirmou nesta quarta-feira (17) que o Conselho Nacional de Justiça tomará todas as medidas cabíveis para garantir a segurança dos magistrados brasileiros. Ele fez um pronunciamento nesta tarde reafirmando o repúdio ao assassinato da juíza da 4ª Vara Criminal da Comarca de São Gonçalo (RJ), Patrícia Lourival Acioli."

Pergunto: e as medidas para eliminar a bandidagem? Eu não terei a minha disposição o aparato de segurança.