15 de novembro de 2012

NATAL



Por
Ana Maria Carrano





Apesar de, segundo me contaram, ter mamado até os 3 anos de idade, provavelmente, desde 1 ano já comia pequenas porções sólidas. Isso só para implicar com o blogueiro, que degusta bacalhau há dezenas de anos*.


Por ser do mesmo núcleo familiar, também frequentei as mesmas festas natalinas , saboreando os mesmos quitutes (ele esqueceu do bolinho de banana da Tia Arminda), embora sem beber aquele vinho mais seco que o deserto de Atacama. Lembro perfeitamente que, a cada ano, um era escolhido para "pato" para, devidamente embriagado, ser alvo das brincadeiras.

Mas, alheia às disputas dos adultos, eu adorava aqueles encontros. Esses e os que posteriormente organizávamos em Niterói (apenas o pequeno núcleo familiar) me deixaram tão agradáveis recordações que até hoje, a época natalina me encanta.

A fantasia da existência do Papai Noel, a quem fingi acreditar até os 13 anos, as cores dos enfeites, os sorrisos nos rostos das pessoas nas ruas, tudo isso me marcou. Mais do que a bacalhoada abençoada. (O gosto da bacalhoada do Natal é melhor.)

Além disso, sou cristã. Me agrada poder comemorar o nascimento de meu Mestre.

Por esse motivo, ano após ano, reuni meus sobrinhos, antes da ceia, para falar sobre o nascimento de Jesus, representado no presépio. Eles (os sobrinhos) aturavam para não desagradar o Papai Noel que se apresentaria ainda aquela noite.

Depois, como tudo na vida, as coisas mudam. Nem melhor nem pior. Diferentes apenas.

Atualmente me importa mais a comemoração do que a festa. Dentro de mim, esteja onde estiver, tudo é magia.


* Vide post anterior.

Nota do Editor: a autora é irmã, cinco anos mais nova, do blogueiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não tá muito cedo para falar de natal?
Com tanta coisa acontecendo agora.

Jorge Carrano disse...

Encontro alguma razão em seu comentário, Anônimo.
Mas analisemos o seguinte. Papai Noel está nos comerciais veiculados nas diferentes midias, principalmente TV. As vitrines estão decoradas com motivos natalinos. Jingle Bells sendo executada. Já estamos comprando presentes e até alguns dos comestíveis. Logo, estamos vivendo o clima de festa.
O que não seria de bom tom antecipar, seria inadequado, é a comemoração do nascimento do Mestre, como se referiu a autora do post. Assim como evitamos, até por superstição, antecipar a comemoração do nosso. O significado para a cristandade, o lado espiritual/religioso (que, diga-se, é o que menos importa para a maioria das pessoas), fica reservado ao dia 25 de dezembro.
A festa começa com os preparativos. Eu já estou no clima.
Boas Festas!

Ana Maria disse...

A Copa é em 2014 e não se fala em outra coisa. Estamos a pouco mais de um mes das Festas, que serão os últimos feriados do ano. Há que se comprar o bacalhau antes que aumente, escolher os presentes, e planejar na casa de quem será a reunião.
Provavelmente o anônimo não se envolve nos preparativos, por não gostar da época ou por se encostar na iniciativa dos amigos e familiares. Anime-se pessoa, não se esqueça que o Natal esse ano vem depois do fim do mundo maia.

Gusmão disse...

Estou de acordo. É como numa viagem, ela começa com o planejamento do roteiro, compra de passagem, renovação do passaporte, reserva de hotel, pesquisar na internet as previsões do tempo nos destinos da viagem na época em que se concretizará. Pensar nas roupas que levararemos, fazer lista das encomendas de parentes e amigos, tudo isso faz parte da viagem. A curtição começa bem antes.

Jorge Carrano disse...

Pois é Ana Maria e Gusmão.
O espírito natalino já está no ar. Não demora e a vinheta da Globo (com seu elenco) estará sendo veiculada comemorando o final de um ano e o princípio do outro: "Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começo..."

Riv4 disse...

O nosso aqui já está em contagem regressiva, de horas inclusive ... rsrsrs.
Isso porque nosso filho que mora na Suécia estará chegando dia 20 de dezembro.
Estamos no clima !!!! Ho Ho Ho

Jorge Carrano disse...

Lá na Suécia ele estaria mais próximo do Papai Noel, mas mais distante do papai Riv4.
Feliz regresso!!!!