17 de fevereiro de 2013

Caminhada na praia, com pombos e tartarugas


Faz tanto tempo que já  nem lembro quando consegui, pela última vez, caminhar seis dias consecutivos no calçadão da praia.

Neste carnaval foi possível.

Os pombos, cada vez mais, tomam conta da areia, onde vão buscar o alimento que lhes é negado agora nas praças e nos peitoris das janelas dos edifícios. A população está mais consciente e preocupada com os chamados ratos com asas.

Focos de atração em muitas cidades e com o epíteto de “ ave da paz”, por muitos anos foram alimentados por crianças e adultos que lhes atiravam milho e miolo de pão nos espaços públicos.


Praça de São Marcos - Veneza (foto obtida no Google)
Além das doenças que transmitem, os pombos são uma praga que emporcalha os monumentos e as torres das igrejas. Parece que agora acharam uma nova  fonte de alimentação: as areais de Icaraí. Se antes se limitavam à areia próxima do calçadão, fofa, agora já se aventuram na areia molhada junto ao mar.

Foto obtida no Google

Não demora estarão mergulhando e competindo com as gaivotas e as garças na captura de pequenos peixes.

Darwin explica.


O que mais chamou minha atenção nestes dias foi o aumento do número de tartarugas que habitam a praia,  próximo da pedra de Itapuca, na altura da grande curva que separa as praias das Flexas  (grafado assim mesmo, com xis) e de Icarai.

Oficialmente  estas praias se chamam João Caetano e Jornalista Alberto Francisco Torres, mas falar disso já seria uma outra história.

De volta às tartarugas, os mais atentos sabem que não faz tanto tempo eram apenas dois os indivíduos da espécie que  ficam por ali, neste trecho do mar,  esticando o pescoço e pondo a cabeça acima da superfície da água por alguns segundos.

Eu e Wanda temos sentado, por alguns breves instantes, num dos bancos voltados para o mar, exatamente no ponto onde o calçadão se alarga, ali na altura da grande curva. E constatamos que já existem mais exemplares de tartarugas  que dão o ar de sua graça.


Pedra de Itapuca
Nesta época de verão, do mesmo local, pode-se ver também uma boa quantidade de tainhas que saltam vez ou outra como se fossem golfinhos. Elas não saltam com a graça dos golfinhos mas de forma um tanto estabanada, batendo em cheio na água. 

E reluzem à luz solar.

Mas quem quiser ver as tartarugas tem que se apressar, pois acabando o verão irão por outros mares alhures como fazem há tempos.

5 comentários:

Riva disse...

Faço esse footing com a Isa de vez em quando - ontem mesmo fizemos, com um pitstop nos aparelhos de ginástica da pracinha do Ingá. Mas ultimamente tenho preferido o interior do Campo de São Bento - 1km cada volta completa.
Mas voltando ao tema, acho que ando meio negativo (rs), pois o que mais me chama atenção são as posturas ruins, falta de educação, etc. Exemplos :
- no 2º quiosque a partir do Cinema Icaraí, a cidadã "responsável" pelo mesmo, corta os cocos com os pedaços caindo na areia, emporcalhando tudo atrás do quiosque. Não bastasse a sujeira do deck de madeira dela, que nitidamente não vê uma vassoura há semanas.
- a cabine da PM no mesmo local está toda enferrujada e abandonada.
- sem tetos morando sob as marquises da praia das Flexas.
- uma árvore brotando no topo da Pedra da Itapuca - e seu caule já deve ter uns belos 10cm de diâmetro
- o mau cheiro impressionante quando vc passa na calçada em frente à Pedra da Itapuca - nitidamente embaixo deve ser um banheiro público
- um carro abandonado, imundo e enferrujado, com os 4 pneus vazios na esquina da Praia com uma ruazinha que não sei o nome, próxima à Pereira da Silva.
- No pouco espaço que resta atrás do ponto de ônibus em frente ao Cinema Icaraí, ambulante sem noção montou a barraca dele, reduzindo a passagem de pedestres a míseros 90cm.
- calçadão está imundo ; não vê uma lavagem da Prefeitura com certeza há uns 10 anos !
- afundamentos no calçadão e vários trechos dos seus 2 km

Não existe fiscal de posturas, fiscalização sábado e domingo nem pensar, a Prefeitura não cuida, não zela pelo local. Abandonado!

Obs : GLOBO de ontem falou dos automóveis estacionados .....DENTRO do Campo de São Bento ! Não falou ainda dos sem tetos que moram no seu interior ......

Sds,

Freddy disse...

Eu não tenho andado pela praia (mas já vi os quiosques horrorosos) e o campo de S Bento, eu só o cruzo. Já vi carros entrando nele pela Lopes Trovão.

Em termos de descaso, aproveito para acrescentar a Rua Nóbrega, no meu quarteirão. Eu não estava aqui mas soube que houve o carnaval de rua. Alguma barraca ou palanque furou o esgoto, que agora forma uma língua negra ao longo das sarjetas, coisa que eu só havia visto em fotos de favela.

A Prefeitura não toma providência alguma.
=8-( Freddy

Ana Maria disse...

O comentário do Carlos Frederico (não tenho intimidade pra chamar de Freddy), me lembrou um poema de Bandeira.Mas essa leitura não é pessimista. É realista.
"Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco"
Manuel Bandeira

Anônimo disse...

Pensei que a história das tartarugas fosse invenção.
Mas hoje eu vi e existem mesmo.
Elas ficam na direção da pedra um pouco maior, logo depois da Itapuca para quem vai na direção do Ingá.

Jorge Carrano disse...

Em sua coluna em O Globo, edição de sexta-feira, 15 de setembro, a jornalista Ana Claudia Guimara~es cita o aparecimento de 5 tartarugas na praia de Itacoatiara. E publica foto.