25 de fevereiro de 2014

TELHADOS VERDES

Por
RIVA





Temos vivido intensas ondas de calor. A sensação térmica passa dos 40 graus em vários municípios do Brasil. No Rio de Janeiro, já ultrapassou os 46.

O mês de janeiro de 2014 foi o mais quente já registrado na capital paulista pelo Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, desde o início das medições realizadas em 1943. Curitiba tem recorde de alta temperatura, e Porto Alegre chegou a estar entre as cidades mais quentes do mundo, entre outros exemplos.

Na minha residência temos registrado absurdas temperaturas acima dos 34 graus em nossa cozinha, às 9h da manhã ! No momento em que escrevo (18:30h) está a 32º !!

Na minha sala, onde há alguns anos retiramos um aparelho de ar condicionado por falta de uso, está insuportável. Vou ter que rever tudo isso, me preparando para o próximo verão, para ter mais conforto e qualidade de vida em minha casa.


O reflexo solar de prédios espelhados e/ou com grandes panos de fachada brancos contribuem também para intensificar o calor e aumentar brutalmente a temperatura em suas vizinhanças. 


Recentemente houve casos graves em Londres e em Las Vegas de prédios mal projetados nesse sentido – em Londres chegou-se a fritar um ovo numa frigideira, publicamente, para demonstrar o efeito do reflexo solar causado por um prédio - está na web para quem quiser ver - http://www.pavablog.com/2013/09/06/homem-frita-ovo-usando-reflexo-do-sol-de-polemico-predio-de-londres/


As pessoas sofrem muito também com a baixa umidade do ar. Brasília, para quem conhece, é insuportável ! (sob todos os aspectos ... certo ?).

A justificativa para tudo isso está sempre nas mudanças climáticas causadas pela agressão do homem ao planeta e à sua natureza, e ao próprio processo da Terra no seu ciclo de vida. Enfim, nada muda o fato do que intensifica esse calor : a ausência de verde nos centros urbanos cobertos de asfalto e concreto, com solos artificialmente impermeáveis, devastação das florestas, destruição da camada protetora do planeta com a poluição – o bicho homem se autodestruindo !

A necessidade de mais infraestrutura verde urbana é pauta mundial. Existe o reconhecimento de que precisamos modificar a forma com que estruturamos as nossas cidades e que é fundamental  trazer a natureza de volta. Discute-se, inclusive, formas de beneficiar aqueles que adotarem práticas de infraestrutura verde, como telhados  e paredes verdes, uso de energias renováveis, arborização, tratamento e reaproveitamento de águas pluviais. No entanto, cada país e/ou cidade tem sua própria normatização a respeito.


E o que é um telhado verde

Vale a pena acessar o link a seguir para entender como temos à mão uma solução extremamente viável para amenizar esse problema mundial. http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_verde


A construção de telhados verdes em residências, shopping centers e coberturas de prédios, melhoram o conforto térmico de qualquer ambiente ; trazem muitos benefícios para o nosso conforto e para o meio ambiente. Casas e prédios usam menos o ar condicionado, as pessoas não enfrentam tantos problemas respiratórios, a água da chuva também pode ser captada pelos ecotelhados, já pré-filtrada pelo próprio sistema, etc.

Há que se incentivar mais o uso dessa técnica. E essa responsabilidade está no colo dos nossos governantes, de qualquer esfera – benefícios fiscais.

O cenário no Brasil hoje é o seguinte : Goiânia e Guarulhos já têm normas semelhantes que concedem descontos sobre o IPTU dos imóveis que dotarem seus empreendimentos com técnicas de infraestrutura verde. Por elas, o desconto pode ser de até 20% da alíquota pelo período de cinco exercícios consecutivos, havendo a fiscalização periódica do município para verificar o cumprimento das medidas.

São Bernardo do Campo, São Carlos e São Vicente (SP) também têm o seu IPTU Verde, beneficiando as áreas de cobertura vegetal dos imóveis.

Porto Alegre  ainda não possui IPTU Verde, mas já existe a possibilidade de substituir com telhado verde parte da área do imóvel, que deveria ser livre de edificações, podendo assim construir mais no terreno.

O município do Rio de Janeiro criou o selo Qualiverde que beneficia tais técnicas e quem adquire tem preferência nos processos de licenciamento da obra.

João Pessoa  possui lei que inclusive obriga a instalação de telhados verdes em determinados tipos de construções.

A tendência é o aumento gradual do número de municípios brasileiros que oferecem incentivos aos que adotarem as tecnologias de infraestrutura verde nas suas obras ou residências prontas.

Mas ainda estamos muito longe de atingirmos uma metragem quadrada necessária a impactar a mudança climática. É aquela estorinha do beija-flor levando sua gotinha de água para apagar o incêndio .... somos todos beija-flores !



Fonte de consulta : INFRA Outsoucing & Workplace

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Além do mais o telhado verde fica charmoso.
Pergunto ao engenheiro se existem mantas de impermeabilização eficientes, que vedam mesmo evitando infiltrações indesejáveis?

Freddy disse...

Já vi telhado verde em Gramado-RS, na Av. das Hortênsias.
Há aspectos a serem considerados:
- impermeabilização
- peso (quando chove)
- manutenção periódica (corte/poda)
- controle de insetos peçonhentos

<:o) Freddy

Riva disse...

Sim, existem diversos tipos de mantas e outros materiais para utilização na imper dos telhados e terraços.

A maioria das falhas nos serviços de impermeabilização (que ocasionam vazamentos e seus transtornos) são decorrentes da :

- inexistência de um projeto executivo do serviço, ou seja, é feito de qualquer maneira, pela "cabeça" do executor
- má execução dos detalhes de emendas e juntas conforme projeto
- ferimentos na manta durante a execução do serviço

Sds !

Jorge Carrano disse...

Nem pensei em insetos e manutenção (corte, etc).
E aí, como se faz?

Riva disse...

Manutenção : é um jardim como outro qualquer. Há restrições em relação aos tipos de plantas, claro, devido às raízes.

Peso : dimensionado na construção do imóvel, ou sob projeto de calculista em imóveis já construídos.

Insetos : como dizia o MAGRI, é um ser humano como outro qualquer.

Sds,

Riva disse...

Links interessantes sobre o assunto :

http://pprecisa.blogspot.com.br/2012/02/como-sao-feitos-os-telhados-verdes.html

http://www.calacademy.org/academy/building/the_living_roof/

SDs,

Anônimo disse...

Falta a placa [PROIBIDO PISAR NA GRAMA]

Jorge Carrano disse...

A primeira foto que se vê no link a seguir é do pirú: http://obviousmag.org/archives/2009/06/telhados_verdes.html


Temos (de novo?) um engraçadinho sobre nosso telhado, caro Riva.

Riva disse...

kkkkkkk Seja bem vindo de volta, Anônimo !

Estava lendo um pouco mais sobre a manutenção desses espaços, e, como com qualquer jardim, se não houver uma manutenção adequada, além de feio, pode prejudicar suas características termo-acústicas, ao invés de ajudar.

Sds,

Jorge Carrano disse...

Será o mesmo, Riva? Esses anônimos são como os mascarados (black blocs) infiltrados nas manifestações ordeiras.

Riva disse...

Pelo sarcasmo, sim, é o mesmo ! rsrs