24 de agosto de 2014

Arsenal tem bom início de temporada



Na abertura da temporada 2014/2015 do futebol inglês, o Arsenal iniciou com o pé direito, conquistando o titulo da Supercopa.

Esta tradicional (o que não é na Inglaterra?) disputa, reúne o campeão inglês (Premier League) da temporada anterior e o campeão da Copa da Inglaterra  FA Cup) do mesmo ano. Por isso enfrentaram-se Manchester City e Arsenal, os campeões respectivamente.

O resultado? Arsenal  3  X  0 Manchester City

Supercopa da Inglaterra - 2014
O jogo foi realizado em 10 de agosto último, no Wembley, estádio que é utilizado para disputas das finais das copas inglesas e para jogos da seleção nacional. Estavam presentes 71.523 torcedores.

Os 60 clubes que disputam as 3 divisões principais têm seus estádios. Muitos antigos, com pequena capacidade para público, mas todos charmosos e bem conservados.

O pequeno Burnley, que voltou este ano à Premier League, é um bom exemplo. Seu estádio (Turf  Moor) comporta 22.500 pessoas, mas foi inaugurado em 1883. Lembra, um pouquinho, o estádio de São Januário. Só que muito mais bem cuidado.

Turf  Moor

Este clube, que poucos ouviram falar, já foi campeão inglês duas vezes (1921 e 1960) e da Copa da Inglaterra (1914) uma vez. Foi um dos 12 clubes fundadores da Liga Inglesa, em 1888.

Outro fato curioso: toda a população da cidade de Burnley – 73.000 pessoas -  cabe no estádio do Manchester City (Old Trafford),  apelidado de “teatro dos sonhos”.

Começou mal o pequeno Burnley, sendo derrotado pelo Chelsea na primeira rodada do campeonato. Alias, anotem aí: o Chelsea é o meu favorito para conquistar o campeonato este ano. E tem enormes chances, também, na Europa Champions League que está começando.

O Arsenal também começo bem, vencendo, na primeira rodada,  o Crystal Palace. E terça-feira, pela UEFA Champions League, empatou, na Turquia, com o Besiktas  (0X0). Semana que vem tem o jogo de volta em Londres.

Aqui no Brasil começou a 3ª Era Dunga. Fiquei satisfeito com as convocações do Philippe Coutinho e do Felipe Luiz. Por mim, ambos estariam na seleção da Copa.  

Nota do editor: este post estava escrito e programado para publicação, quando uma noticia muito triste chegou ao meu conhecimento e alterou tudo que estava planejado.
Assim, o texto está um pouco defasado pois já iniciou a segunda rodada da Premier League,  e ontem, sábado (23),  já ateve início a segunda rodada. 

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Amanhã, dia 25, jogam Manchester City e Liverpool, o campeão contra o vice-campeão da temporada passada.
Lembro que é tradição a realização de uma partida às segundas-feiras.
O jogo começa às 16 horas, do Brasil.

Freddy disse...

O campeonato Brasileiro de 2014 começa a perder a graça... Cruzeiro se consolida como favorito e o Flamengo reagiu. O que pode acontecer de interessante, então? Ficou insosso cedo demais...
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

O pai de meu amigo Castelar, recém-falecido, costumava dizer que o Vasco vencer era muito bom, mas o Flamengo perder era ótimo.
Ambos vascaínos e falecidos.

Jorge Carrano disse...

"Não poderiam ser mais surpreendentemente negativos os passos iniciais do Manchester United na temporada oficial. Derrota e empate nas duas primeiras rodadas da Premier League (para os pouco expressivos Swansea City e Sunderland, respectivamente) e a eliminação da Copa da Liga para o modestíssimo Milton Keynes, com direito à goleada, deixaram os Diabos Vermelhos em estado de alerta. Apesar de admitir o saldo negativo, o treinador Louis Van Gaal usou de ironia para descrever a queda desta terça-feira para o oponente da terceira divisão.

- É decepcionante perder assim, mas agora podemos focar em não descer de divisão – analisou Van Gaal, buscando amenizar a importância da impiedosa derrota por 4 a 0 para o novato clube, que tem apenas dez anos de existência."

Ler em
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/08/van-gaal-usa-ironia-para-avaliar-inicio-do-united-focar-para-nao-descer.html

Jorge Carrano disse...

Vejam se não tenho razão:

http://espn.uol.com.br/noticia/449856_apos-levar-8-a-0-goleiro-quer-que-elenco-do-sunderland-reembolse-torcedores

Jorge Carrano disse...

Vejam a diferença:
http://espn.uol.com.br/noticia/450249_apos-sofrer-goleada-vexatoria-sunderland-oferece-reembolso-de-ingressos-a-torcedores

Jorge Carrano disse...

Futebol lucrativo:
http://espn.uol.com.br/noticia/483236_premier-league-negocia-direitos-de-transmissao-por-r-22-bilhoes

Jorge Carrano disse...

Opinião de quem sabe:

http://extra.globo.com/esporte/o-arsenal-nao-vai-ser-campeao-com-giroud-no-ataque-diz-thierry-henry-idolo-do-clube-15984216.html

Jorge Carrano disse...

Arsenal ganha rios de dinheiro. Além de ter o ingresso mais caro da Europa, ainda vai levar uma bolada pela classificação para disputa da próxima Champions.

Veja quantas libras receberá:
http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/uefa-cria-um-abismo-na-europa-com-seu-dinheiro

Jorge Carrano disse...

Muito bem colocado.

http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/6535-tamanho-de-clube-nao-e-documento

Jorge Carrano disse...

Maior receita com o estádio: ARSENAL.

http://espn.uol.com.br/noticia/571925_com-ingresso-a-r-570-e-cha-a-r-13-arsenal-e-quem-mais-fatura-com-estadio-no-mundo