28 de agosto de 2014

Legião estrangeira

A situação econômica do Brasil não é invejável, mas confrontada com o cenário de outros países sul-americanos, estamos menos mal.

E como as receitas dos clubes melhoraram muito nos dois últimos anos, em especial por conta das cotas televisivas, passou a ser possível a contratação de jogadores no mercado internacional, principalmente em nosso continente.

Haja vista a invasão de jogadores estrangeiros que integram os elencos de clubes brasileiros. Não só dos chamados grandes, mas também de alguns com baixo orçamento.

Até o modesto Icasa, do Ceará, tem o nigeriano Henry Kanu, alto, forte e veloz em seu ataque.

Acho que o recorde atual de estrangeiros numa mesma temporada pertence ao Palmeiras. Além do técnico - argentino - conta com 7  estrangeiros em seu elenco. E está na lanterna do campeonato na série “A”. Se cair, e corre este risco, será a terceira vez em sua bonita história centenária.

Mas quero chegar ao Vasco. Houve épocas nas quais meu clube recorria a jogadores estrangeiros para seu time de futebol, apenas para solucionar problemas pontuais.

Os mais antigos, dos quais guardo alguma lembrança, foram o bom zagueiro Rafagnelli (argentino), quando eu era ainda apenas um menino começando a torcer pelo clube.

Anos mais tarde teve o paraguaio Silvio Parodi, ponteiro esquerdo de potente chute. Assim como paraguaio era o goleiro Victor González que também atuou alguns anos no time principal.

Já que falo dos paraguaios vale citar o lateral direito Irrazábal, no passado, e agora temos no time, embora como reserva o volante Aranda.

Além de bons jogadores, ou pelo menos medianos, tivemos alguns folclóricos, como o americano  Cobe Jones e o peruano Yotún, ambos laterais esquerdos, já neste século.

Vasco em 1989, com Quinõnez e sua cabeleira
Até do Equador andamos importando jogadores. Um deles - Quiñonez - com vasta cabeleira, era um zagueiro alto e forte. Só. Não era grande coisa tecnicamente. E recentemente tivemos experiência com o atacante Tenório.

Se revelamos, no Brasil, o argentino Conca, em compensação tivemos um outro portenho, o tal de Chaparro, perna-de-pau que poucas oportunidades teve na equipe.

Andrada
O goleiro Andrada, o que levou o milésimo gol de Pelé, é argentino também. 

Outro argentino que fez história no clube (não vi jogar) e até colaborou para o vocabulário esportivo brasileiro,  foi o atacante Bernardo Gandulla. Foi por causa de sua impetuosidade, seu empenho indo sempre pegar as bolas que deixavam o campo de jogo que surgiu a expressão, a palavra “gandula” já incorporada  ao nosso idioma. O pegador de bolas fora para repor em jogo.


O pegador de bolas fora para repor em jogo.


Contratamos em sérvio, bom de bola, chamado Petkovic´ e um montenegrino que dizia ser goleiro chamado Tadic´. Durante um período histórico o Pet e o Tadic tiveram a mesma nacionalidade: eram iugoslavos.

Pet, alias, foi um traidor pois que protagonizou o gol, ao final da partida, cobrando falta,  que deu o titulo ao Flamengo, tirando o pão da boca do Vasco que já quase comemorava a vitória , aos 43 minutos.

Antigamente, os estrangeiros que vestiram a camisa do Vasco eram poucos e nunca concentrados numa mesma  geração, mesmo elenco.

Os técnicos dos quais me lembro foram Filpo Nuñes (argentino) e Ondino Vieira (uruguaio).

Na fase decadente em que se encontra o clube, temos cinco estrangeiros, uma legião, no elenco: os uruguaios Martin Silva e Maxi Rodríguez, o paraguaio Aranda, o colombiano Montoya e o argentino Guizãzú.

De onde menos se espera é que não acontece nada mesmo, como já disse alguém.

Os demais clubes de maiores torcidas no Rio, como Fluminense, Botafogo e Flamengo, também têm jogadores estrangeiros em seus elencos.

Isso ajuda a provar que o futebol brasileiro já não é o mesmo, está em baixa.

E a equivocada política de exportar jovens talentos, ainda aos 15, 16 ou 17 anos de idade e importar, repatriando, veteranos em final de carreira (Robinho, Kaka, Zé Carlos, Lucio, Eduardo da Silva, Pato e outros menos votados) deixa exposta  a má administração  do futebol no Brasil.


Nota do editor/autor: nos links a seguir mais informações sobre estrangeiros no Vasco.



12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Cristiano Ronaldo foi eleito, hoje, pela UEFA, o melhor jogador da temporada 2013/2014.
Por incrível que pareça ele ainda não havia sido escolhido como o melhor jogador em atuação na Europa, embora já tivesse sido escolhido como melhor do mundo, pela FIFA, duas vezes.

Matéria completa em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/08/cr7-supera-neuer-e-robben-e-leva-premio-de-melhor-jogador-da-europa.html

Jorge Carrano disse...

Leia também em:
http://espn.uol.com.br/noticia/435885_apos-champions-historica-cristiano-ronaldo-vence-premio-de-melhor-da-europa

Jorge Carrano disse...

Aqui na ex-terra do futebol, os times da segunda divisão estão eliminando os da primeira divisão.
Assim, Fluminense, São Paulo e Internacional já caíram fora. O Corinthians está pela bola sete. E o Vasco, que também é da segunda, mas tem orçamento e torcida de primeira, está perto de ser eliminado por outro time da segunda.
O Botafogo está a um passo de cair. E o Flamengo só falta o sopro, embora seu adversário esteja na primeira divisão, o Coritiba (rsrsrs).
Risos de e para todos os "grandes" clubes brasileiros.

Jorge Carrano disse...

Outra opinião:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/08/apos-vitoria-contra-timao-presidente-do-braga-critica-gringos-de-segunda.html

Jorge Carrano disse...

E esta legião estrangeira protagonizou uma das páginas mais humilhantes do futebol do clube. O Vasco perdeu, ontem, domingo 31, para o Avai (SC) por 5 a 0, em pleno Estádio de São Januário.
Com elenco cheio de jogadores emprestados, sem comprometimento com as tradições do clube, sem um mínimo de respeito pela camisa, com a agravante que a maioria já foi rejeitada nos clubes com os quais mantém contrato. Ou seja, o rebutalho.
Tirante o Guiñazú, que tem uma disposição, fibra, raça natural, os demais são um bando de mercenários.

Jorge Carrano disse...

Relato do clima no clube:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/08/ma-fase-e-saida-de-adilson-fazem-caldeirao-politico-ferver-ainda-mais.html

Jorge Carrano disse...

E também em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/08/goleada-sofrida-por-5-0-vira-maior-da-historia-do-vasco-em-sao-januario.html

Jorge Carrano disse...

É muito dinheiro, gente!
Leiam:
http://oglobo.globo.com/blogs/planetaquerola/posts/2014/09/02/clubes-ingleses-somam-1-bilhao-de-euros-em-transferencias-548074.asp

Jorge Carrano disse...

Vejam o que o Adryan fala de um clube da segunda divisão inglesa:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/09/ex-fla-se-impressiona-ao-chegar-clube-da-segunda-divisao-inglesa.html

Jorge Carrano disse...

Só para registro (parece piada):
http://espn.uol.com.br/noticia/437485_time-da-6-divisao-inglesa-faz-proposta-por-ronaldinho-diz-jornal

Jorge Carrano disse...

Que inveja!
"O Real Madrid apresentou nesta sexta-feira seu balanço financeiro da temporada 2013/14, e os números deixaram o presidente Florentino Pérez muito satisfeito. O clube teve receita recorde de 603,9 milhões de euros (R$ 1,7 bihlão) no período, seu recorde histórico.
Segundo Pérez, o 10º título da Uefa Champions League conquistado pelos merengues permitiu que a receita subisse 10,9% em relação à temporada 2012/13."

Confiram:
http://espn.uol.com.br/noticia/437765_real-madrid-anuncia-receita-recorde-e-subida-no-lucro-na-temporada-201314

Jorge Carrano disse...

Temporada 2015.
No grupo de Jorginho (técnico), há sete estrangeiros. O uruguaio Martín Silva, os argentinos Herrera, Guiñazu e Emanuel Biancucchi, o paraguaio Julio dos Santos, o chileno Felipe Seymour, além de Riascos, que é colombiano. Outro colombiano, Montoya, está emprestado ao futebol português.