14 de agosto de 2015

Gregos e romanos









Eu invejava muito João Ubaldo Ribeiro por ler e escrever em latim e em grego. Deveria entender um pouco mais de latim do que consigo traduzir e, excepcionalmente, escrever (provérbios, adágios expressões jurídicas). Muita decoreba é o que me salva.

Já contei que me salvei por pouco de reprovação na prova oral de latim, porque tendo estudado um pouco de Virgílio, Cícero, Cesar, no sorteio do ponto caiu Petrônio. E o professor da banca decretou: Petrônio, vida e obra. Cáspite.

Todo mundo, na escola, no trabalho, em casa, na leitura, onde for, tem contato com o latim e eventualmente o grego.

Querem ver ? Sem saber o valor de pi (π ) você não iria bem em matemática e seu curso de engenharia estaria comprometido.

A décima sétima letra do alfabeto grego - tau - em física significa trabalho. Só sei disso porque o nome da firma de meu filho é TAU Virtual, e a escolha do nome deveu-se exatamente a este fato. Lá se trabalha. A propósito, conheçam:

Para ler e entender o nome de algumas ruas ou associações esportivas, conhecer os algarismos romanos é fundamental. Por exemplo: Praça XV de Novembro, o clube mais conhecido como XV de Piracicaba, em São Paulo, se chama Esporte Clube XV de Novembro.

A vila onde morei na infância tinha a numeração das casas em algarismos romanos. Nós morávamos na casa VII.

Operadores do direito lidam diariamente com os romanos, porque nas leis os incisos, o mais da vezes, vêm numerados em romanos. Na sua convenção de condomínio é possível que também seja assim.

Nas equações o xis do problema vem representado pela letra qui, que o nosso velho conhecido "x".

E não são poucos os problema matemáticos em que figuram as letras gregas alfa, beta e gama (ver quadro acima).

Os algarismos romanos eram bastante usados em navegação marítima. Consta que o nome da capital do Uruguai decorreu de uma indicação de onde ficava o porto naquelas plagas. Assim, o porto ficaria  depois do  monte VI, de este para oeste: MONTE - VI - DEO. 

Verossímil!

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Nada mais me espanta. No noticiário televisivo, ontem (13/08), colocaram no ar um discurso do valentão que preside a CUT, diante da presidente da república e outras autoridades. Em sua fala ele disse em alto e bom som que: "mobilizaria seu pessoal para pegar em armas e entrincheirados defenderem o mandato de Dilma".
E fica por isso mesmo. Onde está o ministro da justiça? Onde está o ministro da defesa?
Esta pregação da violência, da luta armada, fica por isso mesmo?
E os chefes militares das três armas? Amarelaram?

Jorge Carrano disse...

E-mail recebido do confrade Paulo Bouhid, sobre o tema do post:
Tão "famoso" e útil quanto o "PI", é o "PHI" (FI, ali na tabela), que representa o número áureo, que aparece em tudo na natureza, até mesmo nas relações entre partes do corpo humano:
Dê uma olhada neste vídeo:

http://www.etereaestudios.com/docs_html/nbyn_htm/nbyn_mov_vimeo.htm

(selecionar e colar na barra do navegador)

Paulo Bouhid disse...

A chamada às armas pela CUT está aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ZQZq8iCUKdc

Jorge Carrano disse...

E um dos responsáveis por atitudes e bravatas como esta é o Lula, que ameaçou convocar o "exército do Stédile, se fosse preciso.

Não me conformo com a leniência dos ministros da justiça e da defesa. E os militares aceitarem isso sem pelo menos uma nota oficial?

Riva disse...

Muitas pessoas da minha timeline no Twitter fazendo planos de sair do país. Três na verdade já foram - Austrália (2) e Alemanha (1).

Também tenho vontade de colocar em prática o projeto Morrer de Inanição, já aqui mencionado e até criticado - acho que não entenderam a essência do projeto, que nada tem a ver com a miséria que assola grande parte do planeta.É apenas um título. Não tem Lava Jato ?

Mas fatores familiares me impedem de colocá-lo em ação. Vamos em frente, com Dilma ou sem Dilma. Mas com Sarney, Cunha, Renan, Dirceu, Jean Willys, etc, etc, etc.

Vocês se preparem para assistir a maior pizza já confeccionada em Brasília, com as contas da Dilma.
Ministros do TCU + Congresso ....... escolham o sabor ! E a justificativa vai ser ... pelo bem e segurança do país !!

Jorge Carrano disse...

Mais uma boa notícia. Domingo está chegando:

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/economia/2015/08/14/GOVERNO-NAO-VAI-ANTECIPAR-A-PRIMEIRA-PARCELA-DO-13-DE-APOSENTADOS-E-PENSIONISTAS.htm

Jorge Carrano disse...

Ouçam:

https://youtu.be/wp3w0dfOzHA

Riva disse...

Uma das coisas que esqueci foram os algarismos romanos. Sei que é fácil, mas tipo uma preguiça mental me impede de revisitá-los para reaprender.

Mas do texto com certeza me vêm à memória o XV de Novembro de Piracicaba, o rei Henrique VIII, o século XXI, a Praça XV, e os discos do Led Zeppelin I, II, III e IV.

Do alfabeto grego, só más recordações da faculdade de Engenharia ... rsrs. Brincadeira, boas recordações de provas boas e ruins.

Por falar nisso, dia 27 estarei com meus amigos e colegas do Instituto Abel na ATIVA, comemorando 49 anos da nossa formatura do Ginásio, que ocorreu em 1966. Com certeza farei um post sobre o evento. Aconselhamos todos a irem com crachá, com o nome bem visível e em maiúsculas !! rsrssss