2 de outubro de 2017

Reflexões inconsequentes

Salvo engano, e desde já, em caráter preliminar, penitencio-me pela ignorância histórica, a União Europeia evoluiu de um mercado comum europeu para um organismo mais amplo, com moeda, parlamento, e normas legais comuns.


Tal união de países tão distintos foi possível a partir de interesses econômicos. Um mercado europeu forte e coeso era importante como anteparo à primazia dos EEUU, maior potência econômica do mundo.

Esqueço os asiáticos emergentes porque são eles um caso a parte. Como são os BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e mais recentemente África do Sul).

Interesses econômicos produziram resultados que exércitos e armas, empregados em conquistas territoriais, em batalhas sangrentas, não conseguiram.

Carlos Magno chegou perto, conseguindo formar um império que quase correspondeu ao império romano do ocidente. Foi coroado imperador do ocidente.

Carlos Magno
Anos mais tarde Napoleão Bonaparte tentou também unir os diferentes povos europeus debaixo de um único governo.

Adolf Hitler, a seu modo pensava conseguir a mesma coisa.

Mas a forma pacífica, civilizada, diplomática foi a que deu resultado. Até quando? 

O que me causa estranheza e dificuldade de entendimento, é como países (estados autônomos), viabilizaram a União Europeia, mas intramuros muitos destes países enfrentam movimentos contrários, exatamente de separação.

A Espanha é um deles. Catalães e bascos desde há muito alimentam pretensões separatistas, com ou sem violência e terrorismo, como foi o caso dos bascos.

Nacionalistas galeses e escoceses sonham e aspiram com a independência do Reino Unido. E por incrível que possa parecer, em princípio, se opunham ao brexit, ou seja, o desligamento do UK da UE.

O caso da Iugoslávia é muito interessante, pais formado por etnias bem distintas, unificadas por Josip Tito, ao se esfacelar, através de guerras, deu origem a sete diferentes países independentes. Incrível! Eram pelo menos sete aglomerados ou tribos ou nações com raízes e tradições diferentes, que num dado momento resolveram que era melhor voltar as origens e viver com independência e governos próprios.

Croácia, Montenegro, Macedônia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia e Kosovo (que declarou unilateralmente sua independência).

Montenegro declarou-se independente da Sérvia, assim como Kosovo cuja independência, declarada em 2008, ainda é parcial e controvertida.

A independência da Catalunha, para mim, faz tanto sentido quanto conceder ao distrito de Inoã a autonomia tão pretendida do município de Maricá.

Unificaram os Estados do Rio de Janeiro e Guanabara, mas dividiram Mato Grosso em dois estados. E criaram o estado do Tocantins, desmembrando-o de Goiás.

Quando cheguei a Budapeste é que fui informado e constatei que a capital húngara é fruto da união de duas cidades independentes: Buda e Peste. Separadas pelo famoso Danúbio, que só é azul na valsa de Strauss.

Budapeste
O gênero humano é, por definição, inconformado, insatisfeito. 

Então ficamos neste junta e separa. Unifica e desmembra. 


Notas:
1) Até o momento em que publico o post, o resultado, na Catalunha, está indefinido.
2) Mais de 800 feridos:
https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/referendo-da-independencia-da-catalunha.ghtml

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/10/01/confronto-com-policia-na-catalunha-deixa-pelo-menos-38-feridos-segundo-governo-catalao.htm

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Ataques como este em Las Vegas tornam irrelevante a questão da nacionalidade ou naturalidade.

O desprezo pela vida humana, a violência do ataque, quaisquer que tenham sido as motivações, demonstram o quanto bicho homem pode ser irracional.

Acessem:
https://oglobo.globo.com/mundo/videos-mostram-panico-em-meio-ataque-tiros-em-las-vegas-21896161

Riva disse...

Kd o Mural ? Escrevi nele sobre minha vg a Tiradentes neste FDS...

Jorge Carrano disse...

Riva,
Seu cometário foi publicado no Novo Mural, em 1º de outubro. Até repliquei. Elogiando.
Ele entra e sai do ar.
Voltará brevemente, e seu comentário estará lá.