5 de outubro de 2017

TIRADENTES, sempre mágica


Por
RIVA





Fomos a Tiradentes (MG) pela 4ª vez, nessa oportunidade para acompanhar a Maratona X TERRA do nosso primogênito e sua esposa ( http://xterrabrasil.com.br/tour-2017/xterra-estrada-real/ ).

Na verdade esse evento tem várias modalidades : 10 km, 21 km, 42 km e 50 km, a pé, de bike e de moto. Um detalhe : a maioria é à noite, usando lanternas, em percursos dentro da mata e arredores da cidade..... com chuva e frio (18º) !! Impressionante !

Meu filho fez o de 21 km em 3h28min, e minha nora o de 10 km em 2h08min ; muitos levaram vários tombos no trajeto enlameado, sempre com suporte total do Exército Brasileiro e com a equipe da organização. Todos os competidores têm chips nos tênis, para medições diversas, inclusive de localização.

O filho, competidor nos 21 Km

A nora, competiu nos 10 Km
Novamente, muita superação em todos os sentidos … física, emocional, de preparação, de estratégia para o percurso. Já escrevi em outro post sobre nossa leitura desses eventos, indo a duas competições dessas, e cada vez mais nos emocionamos com o companheirismo e vibração  entre os competidores, e com as cenas impressionantes no pórtico de chegada.

Rock in Rio
Minha esposa foi às lágrimas quando vimos um competidor em cadeira de rodas, adaptada em um “pallet”, sendo conduzido por 6 amigos. Dá para imaginar uma cena dessas ? (vou postar uma foto que tenho do Rock in Rio, que demonstra a mesma emoção).

Ficamos na Pousada Araujo Bazílio, com muitos dos competidores. Não precisa dizer a festa em que se transformou os cafés da manhã.

A família: autor do post, sua esposa, filho e nora
Da pousada podemos dizer que recomendamos, apesar de não ser no Centro Histórico da cidade, mas tem tudo que pode-se esperar de uma boa acomodação : 
- um bom quarto com cama bem confortável
- bom banheiro com ótimo chuveiro
- atendimento carinhoso, limpeza excelente
- ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV com Sky, wifi nos quartos
- piscina de adultos e infantil, lounge bar
- café da manhã muito bom, com muitas opções feitas na hora, e serviço de quarto até às 20h
- muito bonita internamente, aconchegante

Da competição, uma festa total, com muita música animando o local da partida e chegada, várias tendas com produtos para os competidores. A chuva simplesmente não impacta o entusiasmo e a alegria de todos....aliás, uma característica de Tiradentes ….. que astral tem essa cidade !!

Da cidade, alegria 24h por dia. Muita música ao vivo em diversos barzinhos, excelentes restaurantes, lojinhas maravilhosas de artesanato, docerias, temperos, igrejas espetaculares para visitação, museus. Tudo pode e deve ser feito a pé, numa área pequena e com muita concentração de comércio. As pessoas nas lojas são super dedicadas ao negócio, à sua satisfação, você não é mal atendido em nenhum lugar. Simpatia generalizada.

Como vocês já devem saber, somos fascinados por gastronomia, sempre experimentamos diferentes cozinhas em nossas viagens. A cozinha mineira, local, não precisa descrever, certo ? Dessa vez não fomos nos mineiros, já conhecemos alguns dos mais comentados, tanto em petiscos como em refeições completas.

Vou anexar fotos da gastronomia que frequentamos dessa vez, com alguma explicação do prato. Os restaurantes principais que fomos foram Uaithai (asiático fusion), Angatu, Vovó & Cia., e repetimos o Tragaluz (este só com reserva). À exceção do Vovó & Cia (uma das carnes que pedimos não estava boa), todos excelentes !

Ceviche   

Surubim sobre cama de legumes e verduras 
No Angatu ocorreu um fato muito engraçado. Pedi um arroz de cogumelos, que podia ser complementado com o que chamam de “ovo perfeito” (vejam no Google o que é). Pedi o meu ovo com gema dura. De repente me aparece o chef em pessoa, para dizer que “ovo perfeito” não tem a gema dura, e dá uma aula da confecção desse ovo. Pedi então um ovo imperfeito, e ele se recusou a fazer ….. Em CNTP, teria mandado ele TNC, mas Tiradentes tem tanta magia que consegue até me “desarmar”... (pano rápido).

Mignon salteado com risoto de quinoa e curry 

Goiabada frita sobre cama de catupiry, com sorvete de goiaba
Para comer de joelhos
A viagem é longa, cerca de 4:30h de carro, em estrada muito boa. Porém muita atenção com a enorme quantidade de pardais de diversas velocidades (tem até de 30 km/h). E um alerta : entrou no perímetro da cidade de Santos Dumont, não exceda os 60 km/h das placas convencionais de velocidade, pois o trajeto é recheado de pardais sem sinalização.

No retorno fizemos um pitstop na estrada para comprar queijos na Palmyra, e também para almoçar em Itaipava, onde testamos o restaurante italiano Il Perugino, muito recomendado.

Mais informações, solicitem nos comentários. Valeu demais ! Agora, no fim desse mês, acompanharemos a XC RUN de Búzios (RJ).  

Notas do editor 
1) Assunto relacionado nos dois links a seguir:
https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/07/superacao.html


https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/11/um-fim-de-semana-em-buzios-rj.html


9 comentários:

Riva disse...

Gastronomia :

Foto 1 : ceviche
Foto 2 : surubim sobre cama de legumes e verduras
Foto 3 : mignon salteado com risoto de quinoa e curry
Foto 4 : para comer de joelhos ; goiabada frita sobre cama de catupiry, com sorvete de goiaba

Riva disse...

Carrano, a edição/formatação ficou muito boa.
Grato.

Unknown disse...

..."pedi então um ovo imperfeito" kkkkkkk só vc!! 😂 Não acredito que o chef se recusou... Quer dizer, acredito, pq já vi situações parecidas com relação à picanha bem passada.
Tiradentes deve ser uma graça, ainda quero conhecer. Acompanhei a farra gastronômica pelo face e deu água na boca! Pratos lindos.
Sobre os maratonistas, minha profunda admiração. Vejo o empenho do Rodrigo e é realmente inspirador. Parabéns para eles!
Escreva mais posts! Daqui a pouco peço um, hein... Haha.
Beijosss 😘

Jorge Carrano disse...

Riva,

Por alguma razão que não sei explicar, as legendas das fotos não saíram publicadas. Só não tinha nas fotos da gastronomia.

Aproveitei que você mencionou os nomes dos pratos no périplo gastronômico e coloquei de novo.

Um puxão de orelha: você se apressou em dar nomes aos pratos (tentadores), mas não deu nome a esposa, filho e nora. Para evitar excesso de exposição? (rsrsrs).

Siga o conselho da confrade "Apaixonados por Hoteis" e escreva nais posts. Aqui e lá no blog dela.

Riva disse...

Flavinha, que bom vc por aqui no blog. Saudade !!

Rolou mais um episódio assim, no Tragaluz. A Fernanda (minha nora, para quem não conhece) pediu um prato que tinha purê de baroa, e ela pediu para trocar pelo purê tradicional, de batata inglesa ; tinha dois pratos no cardápio com o purê tradicional.

Se recusaram a fazer a troca, pois o chef disse que para aquele prato somente com o purê de baroa !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Love U ! Bjs

Jorge Carrano disse...

Riva e Flávia,

O "chef" estava com a razão. O prato não era sob medida, era prêt-à-porter. (rsrsrs).

Ana Maria disse...

Acho fantástica a vocação e disposição por esportes. Tenho um priminho (neto de prima) que, juntamente com a jovem esposa se dedicam ao triatlo.
Percebo pelos relatos que a prática esportova traz difetentes ganhos secundários além das provas disputadas.
Os atletas viajam desfrutando de gastronomia, laser e turismo. Formam-se novas amizades e, ao incluir a familia, estreitam-se estes laços.
Parabéns a todos.
Riva, como sempre, com excelente prosa.

Riva disse...

Ana Maria, sim, a prática esportiva traz esses benefícios agregados, além de saúde e bem estar.

Joguei futebol por quase 60 anos, sendo os últimos 25 anos numa turma maravilhosa de pais do Instituto Abel de Niterói. Mesmo não jogando mais, a amizade forte permanece, temos grupo no WhatsApp, o networking é maravilhoso para inclusive necessidades de todos em contatos e ajuda em todos os sentidos - negócios, emprego, hositais, consultas médicas, viagens, etc.

Em relação às maratonas, infelizmente a MV não tem como me acompanhar, e isso me deixa meio que desanimado para iniciar treinamentos. Gostamos de fazer tudo juntos, qualquer coisa.

Mas olha, assistir à chegada de uma maratona no pórtico é uma experiência arrebatadora, posso te garantir pelas 3x que já assistimos. As cenas são impressionantes, arrepiantes.

E é como vc disse, essas viagens são agentes catalizadores de novas amizades, de muito congraçamento, irmandade, ajuda ao próximo, solidariedade, sem aquele espírito de competição, é uma coisa diferente mesmo.





Jorge Carrano disse...

Há uma lacuna a ser preenchida neste blog. Não temos postagens sobre as cidades históricas de Minas Gerais. A arte barroca, as igrejas, os festejos, etc.

Alguém precisa escrever sobre Ouro Preto, Mariana, Sabará, Tiradentes, ...