3 de maio de 2018

VISEU





Por
Márcia Cabral
(Viseu - Portugal)






Viseu tem uma posição central em relação ao Distrito e ao Município, localizando-se no designado "Planalto de Viseu".




É envolvida por um sistema montanhoso, constituído a norte pelas Serras de LeomilMontemuro Lapa, a noroeste a Serra do Arado, a sul e sudoeste as Serras da Estrela e Lousã, e a oeste a Serra que mais diretamente influencia esta área, a do Caramulo. O município caracteriza-se por uma superfície irregular com altitudes compreendidas entre os 400 e os 700 m.
Começo localizando Viseu no “mapa” de Portugal para explicar porque aqui  faz muito frio...mas tirando este por menor Viseu é uma cidade linda e agradável,  é a capital do Distrito de Viseu, na região Centro e sub-região de Dão-Lafões, com 47 250 habitantes (68.000 no perímetro urbano).
É conhecida em Portugal como a “Cidade da Rotundas”, o que nos economiza muitos semáforos e o transito flui melhor.
Viver aqui, como já disse, é muito prazeroso. Para uma carioca, assustada com a violência, poder sair a noite, contar dinheiro na rua e falar ao “telemóvel” na rua é uma liberdade sem preço.
Vivo em Viseu há um ano e meio. Aqui encontrei registro de minha família que um dia partiu desta cidade para o Rio de Janeiro. Aqui temos uma infraestrutura que não deixa nada a desejar outros centros portugueses. È considerada a melhor cidade para se viver de Portugal. Este ano,2018,é a capital europeia do folclore.
 Não era de se admirar que minha Bisavó Anna Correia falasse tanto dessa cidade...e cá estou.
Seguem agora algumas fotos da cidade que escolhi para viver e que me recebeu com tanto carinho...

Centro histórico





Trecho da antiga muralha que cercava a cidade

Parte da antiga muralha

Janela manuelina


Subida para Sé. Ruas estreitas,
 com construções em pedra no estilo medieval.

Sé ao fundo

Centro cultural da Ribeira






Relógio solar

Viriato, herói nacional
                          


Ribeira








Rossio de Viseu. Vejam como são lindas as tulipas.



Esta foto é uma homenagem ao blog manager (Jorge)



Esta outra ao clube do blog manager (rsrsrs). Observem que os nomes das ruas , no Centro Antigo (sé) são pintados a mão em azulejo.



E esta a família da autora 





Notas explicativas do blogueiro:

1) A autora do post é filha do Carlos, filho mais novo de Maria, a segunda das filhas de Anna Correia, que nasceu em Viseu. Maria, que também nasceu por lá, era avó da autora, e era irmã de minha mãe, Edith. Anna Correia era minha avó, assim como era do pai da autora, Carlos. Por causa destes vínculos sanguíneos, nós somos primos. Em graus distintos, na medida em que eu e o pai dela tivemos uma avó comum aos dois. Esta avó foi bisavó da autora, que agora, passadas décadas, voltando  as origens familiares  foi viver em Viseu.

2) Considerando o êxodo de brasileiros em direção a terras lusitanas ocorrido a partir dos últimos três anos, não sei se não consideraria  a hipótese de ter meus restos enterrados por lá. Esta  corrente migratória  de sentido inverso tem várias causas. Mas uma delas, neste momento, sobressai: segurança urbana.


8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os brasileiros descobriram Portugal. Só que lá não encontraram selvagens. Encontraram um país pronto, civilizado e próspero.

Jorge Carrano disse...

Meu amigo Carlinhos, ora em périplo pela Alemanha, recomenda visita a pequena cidade de Kiel.

De minha parte irei primeiro até Viseu.

Leiam em:

https://calfilho.blogspot.com.br/2018/05/kiel.html (selecione e cole na barra do navegador). Ou seja: copy and paste.

Ana Maria disse...




A prima Márcia se transformou na ponte entre membros da família da Dona Ana. Ela se orgulha de manter contato com netos e bisnetos da matriarca, e, pessoalmente, adoro isso pois assim tenho notícias e contato com os primos.
Outro feito consegue a prima. Está quase me convencendo, por meio de seus relatos apaixonados, a visitar Portugal.
Estou encantada com a simplicidade e harmonia da vida nas terras lusitanas.

Estou amadurecendo a ideia. 

Quem sabe? 


Kayla disse...

Ora pois. Também tenho sangue lusitano e fico preocupada. As cachopas têm mesmo bigodes? Ashuashuashua. Não conheci meus avós e nem visitava o meu tio. Por isso nunca fui a Portugal. Vou ter que juntar no cofrinho pra ver de perto essa belezura. Ashuashuashua.

Riva disse...

Não deixem de ir. Cidades muito bonitas, limpeza e organização, gastronomia inigualável.
Está no meu radar para voltarmos.

Riva disse...

Márcia, boa tarde (aí boa noite).

Vc pode nos falar um pouco mais sobre custos para viver aí ?
Tipo IPTU, média mensal de compras de mercado, energia elétrica, etc ....

Sds !

Unknown disse...

Olá Riva!Eu moro em um apartamento alugado e já está tudo incluído no valor da renda,portanto não sei informar sobre o IMI (IPTU). Aqui água, gás e luz possuem um preço razoável, praticamente compatíveis com o Brasil.Alimentação é mais em conta que no Brasil. É um país que se vive bem.Espero ter ajudado. Se quiser mais detalhes mando por e-mail.
Sds.

Riva disse...

Grato, Márcia. Depois veja meus 3 posts sobre nossa viagem a Portugal. Abrs.